Inscrições ETEC 2025: Inscrição, Valor da Taxa, Datas e mais!
Inscrições ETEC 2025 ➜ Veja como conseguir a sua vaga na ETEC este ano! ✓ Inscrição ✓ Prazos ✓ Vagas ✓ Cursos ✓ Oportunidades e mais! ✓
Estudantes já podem começar a se preparar para as inscrições ETEC 2025. O exame pode acontecer até 2 vezes por ano, mas é preciso ficar de olho nas datas para não perder os prazos!
Contents
Inscrições ETEC 2025
Como em todo ano, os estudantes do estado de São Paulo mais uma vez têm a oportunidade de se inscrever para a ETEC (Escola Técnica Estadual).
O governo é quem mantém a modalidade de ensino para disponibilizar cursos técnicos de alta qualidade. Entre as diversas opções disponíveis, algumas oferecem a oportunidade de capacitar estudantes do Ensino Médio para o mercado de trabalho já na formatura.
Entretanto, para estudar na escola técnica o aluno precisa passar em um exame chamado vestibulinho. E mesmo antes disso, é preciso passar pelas inscrições ETEC 2025. Mas você sabe quando elas acontecem?
O que cai na prova do ETEC?
Por ser uma prova direcionada para estudantes que ingressaram ou finalizaram o Ensino Médio, os assuntos que caem na prova são relativamente simples.
No geral, a prova cobre os principais conteúdos da grade curricular do Ensino Fundamental II, mas também traz um foco maior para as áreas de Português, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.
Vale notar também que o objetivo vai além dos assuntos da escola. O que a prova analisa são coisas como a capacidade de interpretação dos alunos e conhecimentos gerais.
Tem que acertar quantas questões para passar?
Outro detalhe importante é que a prova possui 50 questões de múltipla escolha (30, para as vagas remanescentes).
Para ser aprovado e garantir uma vaga, o participante deve ter uma média geral de no mínimo 38 pontos, o que muitos afirmam não ser tão difícil assim, caso você use as estratégias certas de estudo!
Quando abre as inscrições para ETEC 2025?
Para ingressar na escola técnica o estudante precisa passar por todo um processo de inscrição e seleção (com base em prova). Por este motivo ele precisa seguir de perto o cronograma ETEC.
As inscrições para o ETEC 2025 acontecem em 2 momentos, um para o primeiro semestre de 2025, que acontecerá ainda em 2024, e o outro para o segundo semestre de 2025, que deve acontecer entre abril e maio de 2025.
Confira abaixo as datas importantes no Vestibulinho ETEC 2025 de 1º semestre:
- Pedido de redução da taxa da prova: 29 e 30 de novembro;
- Período de inscrição: De 31 de outubro a 26 de novembro;
- Resultado da solicitação da taxa de inscrição: 05 de novembro;
- Inscrição para os candidatos beneficiados com redução da taxa de inscrição: De 05 a 26 de novembro;
- Divulgação dos locais de Exame: 11 de dezembro;
- Provas do Vestibulinho: 15 de dezembro;
- Divulgação dos gabaritos oficiais: 18 de dezembro;
- Divulgação da classificação geral dos cursos com prova de aptidão e da convocação para a prova de aptidão: 06 de janeiro;
- Divulgação da lista de classificação geral dos demais cursos e do resultado da prova de aptidão: 13 de janeiro.
Quanto é a taxa do ETEC 2025? Como ficar isento?
Assim como em um vestibular, para fazer o vestibulinho o participante deve pagar uma taxa de inscrição equivalente a R$ 39,85.
Entretanto, aqueles que se qualificarem podem pedir a isenção ou redução de taxa de 50% do valor até o final de março.
Para ter direito, a pessoa precisa ter matrícula regular no ensino fundamental ou médio. Também são aceitos alunos de cursos pré-vestibular, ou superior ()graduação ou pós-graduação.
Mas para finalizar, também é necessário ter uma remuneração inferior a R$2.824,00 (dois salários-mínimos), ou estar desempregado.
Como se inscrever no Vestibulinho ETEC 2025
Para participar das inscrições ETEC 2025 você deve acessar o site do exame e seguir estes passos:
- No site do Vestibulinho, clique em “Iniciar inscrição”;
- Nas próximas páginas, preencha suas informações corretamente;
- Revise suas respostas e preencha o Questionário socioeconômico.
No documento você deve colocar dados sobre sua escolaridade e renda, com pontuação extra para quem é de baixa renda e estudantes de escola pública. Lembrando que para finalizar é preciso pagar a taxa de inscrição.